Ícone do site Blog Programa Bolsa Família

Como Saber Tudo Sobre o Cartão Bolsa Família?

Você com certeza já ouviu falar do cartão Bolsa Família, não é mesmo? Talvez esteja pensando em entrar para o programa ou já é beneficiário e tem dúvidas a respeito do cartão, certo?

Então, fique atento ao que preparamos dessa vez. Trata-se de um guia com as principais incertezas sobre o cartão do Programa Bolsa Família, respondidas e comentadas!

Portanto, confira agora tudo o que você precisa saber sobre o cartão de quem recebe benefício do programa de transferência direta mais bem sucedido do país!

O QUE É O CARTÃO DO BOLSA FAMÍLIA?

É o principal meio de saque do benefício Bolsa Família. O qual milhares de pessoas usam para sacar o valor que é depositado mensalmente pelo governo.

Esse dinheiro, que é transferido diretamente para o cartão, é o valor disposto como auxílio para superação da pobreza. Sendo dessa forma, uma ajuda para famílias inteiras terem acesso à vida digna. 

Ele corresponde a um cartão magnético com a numeração do benefício e o nome do participante do programa, exibidos na parte da frente do objeto.

Normalmente, sua entrega acontece entre 30 e 45 dias após a solicitação, sendo necessária uma visita a Caixa Econômica, se a disponibilização não acontecer durante esse período.

Mas o valor disponível para saque depende das necessidades atestadas por cada família. Portanto, a quantia transferida para cada cartão varia muito, pois existem vários tipos de benefícios no Programa Bolsa Família.

Além disso, esses benefícios são acumuláveis em sua maioria. E é isso que torna variável o valor creditado em cada Cartão Bolsa Família.

Portanto, para famílias em estado de extrema pobreza, por exemplo, o valor pode chegar a R$ 375,00 somando todos os benefícios possíveis de serem acumulados.

COMO CONSEGUIR O CARTÃO BOLSA FAMÍLIA?

O pedido do Cartão Bolsa Família não é um procedimento árduo, mas cheio de passos. Visto isso, para conseguir um cartão como este você precisa primeiro participar do Programa Bolsa Família.

E para isso você vai precisar:

  1. Fazer seu cadastro no CadÚnico, o cadastramento único do Governo Federal para receber o seu NIS (número de identificação social).
  2. Dirigir-se ao local que cuida dos assuntos relacionados ao programa Bolsa Família na sua cidade, levando os documentos básicos como o seu NIS, comprovante de residência, comprovante de renda, certidões…
  3. Lá você entra em contato com o gestor do Bolsa Família, ou seja, a pessoa responsável pelo cadastro e acompanhamento das famílias que participam ou desejam fazer parte do programa. Geralmente é um assistente social.
  4. Assim, você providencia todos os documentos que esse assistente social achar pertinentes, e este realiza o seu cadastro.
  5. Então, se a sua família se encaixar nos quesitos exigidos, você espera a seleção. Logo, se a sua família for selecionada, uma carta será enviada para a sua casa e posteriormente o seu Cartão Bolsa Família.

É POSSÍVEL SOLICITAR O CARTÃO BOLSA FAMÍLIA PELA INTERNET?

Não. Porque o processo de cadastro familiar, citado anteriormente, só pode ser feito pessoalmente com o gestor do programa da sua cidade.

Contudo, outros serviços disponibilizados online são muito úteis. Como, por exemplo, o acompanhamento da situação das famílias que foram ou não selecionadas.

QUAIS OS DIFERENTES TIPOS DE CARTÃO DO BOLSA FAMÍLIA?

O cartão mais utilizado para realizar o saque do dinheiro é o enviado para a casa da família selecionada. Ele vem em cor amarela e é disponibilizado somente para esse uso.

Mas existem outros que também permitem o saque desses valores, todos pertencentes à Caixa Econômica.

O saque do benefício Bolsa Família pode ser realizado com vários cartões disponibilizados para isso, então veja a seguir os tipos de cartões que permitem a retirada.

CARTÃO BOLSA FAMÍLIA

O de cor amarela é o mais utilizado. Esse cartão é o primeiro enviado para a residência da família selecionada, cujo benefício foi liberado.

Mas o grande diferencial desse cartão é que o número do NIS já vem impresso nele.

Isso facilita em casos de consulta de extrato, por exemplo, que você pode solicitar pessoalmente ou pela internet, através do Portal Bolsa Família.

Não conhece informações sobre o Portal Bolsa Família? Acesse nosso artigo Portal do Bolsa Família e saiba tudo sobre o recurso que modernizou esse programa social!

CARTÃO DE CONTA DA CAIXA

Qualquer conta da Caixa Econômica pode ser usada para receber o benefício do Bolsa Família.

Dessa forma, ter o benefício transferido diretamente para uma conta da caixa é mais uma facilidade, pois une todos os recursos financeiros em um só lugar.

E o melhor é que, diferente do que acontece com o cartão tradicional amarelo, o cartão de uma conta normal é aceito para pagamentos em débito.

Ou seja, você não precisa sacar o dinheiro do benefício se não quiser ou não tiver condições para isso.

Mas lembre-se de que precisa avisar ao banco, ou seja, a Caixa Econômica, que deseja a transferência direta para esse cartão e não para o cartão tradicional!

CARTÃO DO CIDADÃO

Apesar de originalmente ele ser usado para receber o Fundo de Garantia ou o PIS, o Cartão do Cidadão também pode ser usado para obter o benefício do Bolsa Família.

Para isso, você deve solicitar novamente, junto à Caixa Econômica, que o dinheiro depositado no Cartão Bolsa Família seja depositado no Cartão do Cidadão. 

CARTÃO CONTA FÁCIL DO BOLSA FAMÍLIA

O lado bom desse cartão é que ele pode possuir uma bandeira, o que torna possível, assim como ocorre com contas normais da Caixa, ser usado na função débito.

O Cartão Conta Fácil do Bolsa Família é destinado à poupança do benefício. Assim, você pode poupar e gastar de uma vez em algum projeto ou em caso de emergência.

QUANTO TEMPO DEMORA PARA RECEBER O CARTÃO BOLSA FAMÍLIA?

É difícil afirmar o tempo exato com clareza, afinal temos de levar em conta a localização do beneficiário e outros tantos fatores que influenciam na demora da entrega.

No entanto, como dito anteriormente, podemos afirmar que o prazo para a entrega do cartão, em média, é de 30 a 45 dias depois da liberação.

Contudo, você pode acompanhar o processo ligando para o número 0800 726 0207.

COMO CADASTRAR A SENHA DO CARTÃO BOLSA FAMÍLIA?

Ligue no telefone 0800 726 0207 e informe o seu CPF e o número do NIS, cadastrando primeiro o seu cartão. Depois, vá a uma unidade da Caixa, pode ser Agência ou Casa Lotérica, é conclua o cadastramento da sua senha.

COMO SACAR O DINHEIRO DO BOLSA FAMÍLIA?

Como num saque bancário normal, você vai precisar do seu cartão é da senha. Em que é possível sacar o dinheiro em caixas eletrônicos ou em uma unidade de atendimento da Caixa Econômica.

Entretanto, fique atento à sua terminação, pois as datas de pagamento são baseadas nela. Esse final corresponde ao último dígito do seu NIS.

Se o seu cartão for o tradicional amarelo do Bolsa Família, seu NIS estará impresso nele mesmo.

Mas você também pode ver as datas de pagamento no Portal do Bolsa Família ou se informar pela consulta livre.

É POSSÍVEL REALIZAR O SAQUE DO BOLSA FAMÍLIA SEM O CARTÃO?

Essa é uma dúvida muito frequente e a resposta para ela é sim! É possível realizar o saque do benefício apenas com um documento original com foto, de preferência a identidade e o seu NIS.

Isso é permitido se fizer o saque direto nas Casas Lotéricas ou nas Agências da Caixa. Para isso, basta explicar que precisa sacar o benefício do Bolsa Família, mas está sem o seu cartão.

E SE ESQUECER DA SENHA DO BOLSA FAMÍLIA?

Caso se esqueça da senha do Bolsa Família, você pode recadastrar uma senha nova, repetindo o mesmo método que usou para cadastrar a antiga.

Ou seja, primeiro ligando e solicitando o recadastramento e depois autorizando na boca do caixa nas agências ou casas lotéricas.

Novamente, o número reservado para esses procedimentos é o Fone Caixa Cidadão 0800 726 0207.

COMO SOLICITAR A SEGUNDA VIA DO CARTÃO BOLSA FAMÍLIA?

Pode ser pelo Fone Caixa Cidadão ou diretamente numa unidade de atendimento da Caixa Econômica.

Leve o seu documento oficial e original com foto e o seu número do NIS e informe o motivo do pedido de segunda via do seu cartão.

MUDANÇAS DE ENDEREÇO AFETAM O CARTÃO BOLSA FAMÍLIA?

Às vezes isso pode acontecer, principalmente em casos em que seu cartão é conta fácil e não tem chip.

Na dúvida, sempre solicite a atualização de endereço junto ao local responsável pelo Programa Bolsa Família da sua cidade. Geralmente é no CRAS ou diretamente na prefeitura.

O QUE ACONTECE QUANDO O CARTÃO BOLSA FAMÍLIA É BLOQUEADO?

Vários fatores podem fazer com que o seu cartão seja bloqueado. E geralmente isso acontece porque houve descumprimento de alguma regra.

Por exemplo, quando tem crianças em idade escolar na família beneficiada e a frequência delas na escola não é satisfatória. O Programa interpreta isso como negligência e sinal de que o dinheiro não está sendo bem aplicado.

O resultado, portanto, é o corte do benefício. Por isso o cartão é bloqueado.

Assim, se o seu endereço estiver atualizado, uma carta será enviada a sua casa, contendo detalhadamente o motivo do desligamento. Ela também terá todas as instruções, caso deseje recorrer.

Mas você pode resolver essa pendência numa unidade responsável pelo programa na sua cidade, conhecendo detalhadamente o motivo do corte.  Tomando dessa forma, as providências para religar-se ao programa.

CONCLUSÃO

O Cartão Bolsa Família tem ajudado milhares de pessoas a ter uma vida digna. Ela é uma ferramenta muito importante, usada para sacar o benefício.

Portanto, é essencial saber o máximo possível sobre suas vantagens!

Visto isso, espero ter tirados suas maiores dúvidas sobre o assunto, e qualquer coisa deixe o seu comentário!

Até a próxima!

Sair da versão mobile